No dia 6 de junho estudantes bolsistas do
PIBID-Matemática e demais professores e estudantes do curso participaram do
quarto e último encontro do I ciclo de reflexões, desta vez sob
responsabilidade dos estudantes bolsistas da Escola Ministro Jarbas Passarinho
que mediaram debates a cerca do tema "Professores experientes versus recém-formados".
Os bolsistas João Ferreira, Francisco Allan,
Ronaldo Fernandes, Flávia Castro e Luana Sales questionaram os participantes
sobre o que é ter experiência de fato, assim chegaram a conclusão de que a
experiência é algo que se constrói cotidianamente através da prática, da
observação e do exercício.
Ainda falaram sobre o choque que tem os recém-formados
de cursos de licenciatura ao exercerem a profissão de professor quando ainda
não adquiriram experiência, isso os leva muitas vezes a buscarem a imagem de um
de seus professores como espelho e aos poucos vão se tornando experientes não
somente pela teoria mas também pela prática.
Assim, como meio de se adquirir cada vez mais
experiência unindo estas duas vertentes: teoria e prática, ainda na formação do
professor, os bolsistas ressaltaram a importância dos estágios e do PIBID como
meios de permitirem ao estudante, já durante a licenciatura, experiências para
além do curso superior.
Os bolsistas apresentaram então um vídeo com
depoimentos de professores recém-formados e professores experientes, bem como
um professor e representante do PAFOR que ao contrario de outos cursos de
licenciatura convencionais trabalha com estudantes que possuem já a prática,
mas não a teoria.
Por fim, os bolsistas mostraram alguns dos
inúmeros desafios enfrentados por professores no ambiente escolar, como violência
e desvalorização profissional; entretanto, é sabido que cabe aos próprios
professores valorizar seu trabalho e ajudarem aqueles estudantes mostrando-os
um ambiente melhor dentro da sala de aula, diferente daquele que eles costumam
ver fora da escola e que levam pra dentro desta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário