sexta-feira, 7 de agosto de 2015

IV Ciclo de Reflexões do PIBID de Matemática – Inclusão: A realidade na Educação Básica.

Na tarde do dia 06 de Agosto de 2015, foi realizado o III Encontro do IV Ciclo de Reflexões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O encontro foi mediado pelas bolsistas da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, Bruna Rodrigues, Carol Lopes, Deyse Linhares, Janaina Muniz, Karol Freitas e Roniele Carvalho (Supervisora). O encontro contou com a presença do Coordenador de Área Márcio Nascimento, com a gestora da Escola Monsenhor Linhares, Edna Mendes, com as professoras convidadas Tatiane Rodrigues (Graduada em Letras Português e Especialista no ensino de Libras) e Edilândia de Sousa (Graduada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica), bolsistas do PIBID, supervisores e com os demais estudantes do curso de Matemática.


Foto: Márcio Nascimento

Na oportunidade as bolsistas citadas discorreram sobre o tema "Inclusão: A realidade na Educação Básica". No decorrer da apresentação foi mostrado um breve histórico sobre a educação inclusiva, incluindo avanços e leis que tinham como objetivo garantir o direito das pessoas que são portadoras de algum tipo de deficiência ou síndrome. Dos vários tipos de síndromes existentes foi falado um pouco das seguintes: Deficiência Intelectual, Síndromes, Deficiência Física, Deficiência Visual, Deficiência auditiva e Autismo. 


Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento



Aos poucos uma das bolsistas lançava perguntas aos participantes e isso gerou diversas discussões sobre o tema. Após um período de debates houve uma pausa para um lanche. Logo após, todos retornaram a sala para a apresentação de uma entrevista em forma de áudio com o professor de Matemática e ex-pibidiano Fábio Gomes, onde o mesmo contou sobre sua ideia a respeito da Inclusão. Foi realizado também, uma dinâmica intitulada “Um novo olhar” para que os participantes sentissem como é ruim e triste, não poder falar, não poder andar e não poder ver. A dinâmica teve o objetivo de mostrar a vida de outra forma. Depois disso, falou-se em preconceito e foi ofertado um brinde as pessoas presentes. 

Foto: Márcio Nascimento


A última pergunta proposta foi “Incluir é realmente possível?”, onde os participantes comentaram suas opiniões e disseram o porquê de pensar assim. As bolsistas ainda fizeram uma pequena dramatização lendo um texto do Mário Quintana sobre as deficiências.
O encontro foi encerrado com um vídeo de motivação “Eficiente ou Deficiente?”.

Foto: Márcio Nascimento
Para mais informações sobre o Ciclo de Reflexões e sobre a equipe clique aqui e fique por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário