Nesta quinta, dia 04 de abril, ocorreu o segundo encontro do I Ciclo de Palestras do PIBID-Matemática, com o tema: "Formação continuada: possibilidades". Desta vez a organização ficou por conta dos bolsistas da E.E.M. Elza Goersch, situada no município de Forquilha, Ceará.
Num primeiro momento os bolsistas Lucas Rodrigues Mesquita, Antônio Jonas Farias, Fábio Gomes de Lima, Pedro Arilson Pinheiro Rodrigues e Willian do Nascimento Melo falaram sobre a insuficiência dos cursos de licenciatura na formação de professores para a educação básica dos dias atuais.
Ainda, ressaltaram a importância do professor se manter atualizado através de formações continuadas, que se dão até mesmo em ambientes informais como os corredores das escolas, salas de professores, num bate-papo com os amigos, enfim, qualquer troca de experiências possibilita a inovação do profissional e sua adequação em busca de melhorias do processo de ensino-aprendizagem.
Os bolsistas ainda apresentaram algumas políticas públicas voltadas para a formação do professor, que muitas vezes as desconhece ou não se sente motivado a participar das mesmas.
Num segundo momento os bolsistas propiciaram aos ouvintes, supervisores das escolas parceira, licenciandos do curso de matemática e de outros cursos da universidade, um debate com a presença dos professores Maranguape Cunha, Miguel Silva e Maria José.
Os professores falaram da importância de aperfeiçoamento das práticas de ensino frente às novas necessidades da sociedade e ainda, que não há receita para uma formação adequada do professor, mas sim, um processo contínuo de construção do conhecimento que muda com o passar do tempo.
Uma costante busca por atualização como procurar conhecer os varios meios existentes de realizar o trabalho para melhor aproveitamento é sem dúvida elos que deve ser seguido pelo professor...
ResponderExcluir