sexta-feira, 20 de maio de 2016

II Encontro Da I OPMAT: FATORANDO

Na tarde do dia 19 de maio de 2016 aconteceu, no Laboratório de Ensino de Matemática, localizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o II encontro da I Oficina Pedagógica de Matemática (I OPMAT).

Poster da Oficina
Por Márcio Nascimento


 Neste II encontro os bolsistas da Escola Dom José Tupinambá da Frota, apresentaram a oficina voltada para  a "APLICAÇÃO E O USO DO JOGO FATORANDO", este jogo pode ser aplicado  com os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Tem como objetivo que o aluno utilize conceitos já aprendidos, de maneira divertida, tornando a aprendizagem da fatoração mais interessante  conteúdo abordado tanto no ensino fundamental como no médio.

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

O jogo era disputado em dupla, e era dividido por níveis: fácil, médio e difícil. O material utilizado para sua confecção e realização era o seguinte:
  • Isopor
  • Cola
  • Tesoura
  • Dados 
  • Botões
  • E folhas impressas com o desenho do tabuleiro e dos números.

Tabuleiro do jogo


Texto Original: Vaniele Alves

quarta-feira, 11 de maio de 2016

FORMAÇÃO PRESENCIAL

No dia 11 de maio de 2016 aconteceu, no auditório central da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), a formação complementar presencial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O encontro contou com a presença de bolsistas dos subprojetos Biologia, Física, Interdisciplinar, Matemática e Química. Dentre esses bolsistas estavam presentes também supervisores e coordenadores de área. 
Foto: Edson Sousa

O encontro foi mediado pelo Coordenador Institucional Prof. Dr. Antonio Glaudenir. Este apresentou aos presentes o Prof. Dr. Raimundo Gomes, do curso de Letras, que discorreu sobre algumas TÉCNICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL que serão trabalhadas em formações futuras.
Foto: Edson Sousa
Logo após a sua fala, o professor Glaudenir esclareceu algumas dúvidas referentes à renovação do PIBID, como a nova carga horária (que passará de 32h para 40h mensais), a distribuição de bolsas entre os subprojetos e como o novo projeto será articulado dentro da Universidade.
Para finalizar o encontro, foi aberto espaço para perguntas e respostas referentes ao que foi colocado no decorrer da tarde.

sexta-feira, 11 de março de 2016

I Encontro do V Ciclo de Reflexões- "ENEM: a realidade da escola"

No dia 10 de março de 2016 aconteceu, no bloco da computação, no campus CCET, o I Encontro do V Ciclo de Reflexões do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os responsáveis pelo encontro foram os bolsistas atuantes na escola de ensino médio Dom José Tupinambá da Frota (ESTADUAL), Karol Freitas, Germano Raran, Iara Brito, Jéssica Oliveira e Lourenço Abreu. Estes ministraram uma palestra com o tema "ENEM: a realidade da escola."
Post do Ciclo
Por Márcio Nascimento
O encontro contou com a presença do Coordenador de área Marcio Nascimento, bolsistas do PIBID das demais escolas parceiras e acadêmicos do curso de Matemática.
Foto: Márcio Nascimento

A oportunidade serviu para que várias questões voltadas ao ENEM fossem levantadas. Foi visto que muitos tem certa familiaridade com o ENEM e que várias opiniões são formadas com relação a esse método de acesso à universidade. Os mediadores mostraram dados que indicam quais universidades que aceitam o ENEM são as mais procuradas do país; falaram da dificuldade de vários estudantes com relação ao acesso ao ensino superior perto das suas respectivas cidades (ou até mesmo na cidade); mostraram, de forma superficial, como o ENEM é trabalhado em algumas escolas; apresentaram algumas ferramentas utilizadas pelas escolas quando se é trabalhado o ENEM, dentre vários outros assuntos.
Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

 Para mais informações sobre as ações dos bolsistas mediadores desse ciclo clique aqui e fique por dentro.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Reunião mensal- Fevereiro


No dia 25 de fevereiro de 2016 aconteceu, no Laboratório de Ensino de Matemática, a reunião mensal do subprojeto de Matemática. A oportunidade, coordenada pelo Prof. Mestre Márcio Nascimento, foram abordados os seguintes assuntos:

- Material Didático Inovador: Apresentação do material; cronograma de aplicação na escola; o modo como seria aplicado: se por meio de oficinas ou em sala de maneira tradicional.
- Entrega dos Vídeos Curso de cada Escola: Cada escola apresentou trechos dos vídeos produzidos durante os meses de janeiro e fevereiro. Logo após a apresentação dos vídeos houve um momento de reflexão por parte dos bolsistas, supervisores e o coordenador sobre as gravações, onde foram apresentadas as dificuldades encontradas na escolha dos temas, nas gravações e edições.


Foto: Vaniele Alves
Foto: Vaniele Alves



















Foto: Vaniele Alves




Foto: Vaniele Alves

- Considerações Finais: Ao final foram discutidas como andam as situações dos bolsistas que já haviam completado dois anos como PIBIDIANO. Foi levantado também a questão sobre a possível saída de alguns bolsistas, a questão dos cortes na educação, dentre outros assuntos.

Texto original: Lucas Nóbrega

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

I OPMAT: MASTERMIND

Na tarde do dia 18 de Fevereiro de 2016 aconteceu, no Laboratório de Ensino de Matemática, localizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o primeiro encontro da I Oficina Pedagógica de Matemática (I OPMAT).

Poster da Oficina
Por Márcio Nascimento



Nesse primeiro encontro, os bolsistas da escola Dr. João Ribeiro Ramos, apresentaram o jogo MASTERMIND. Este, trata-se de uma versão adaptada de um jogo criado pelo israelita Mordecai Meirowitz.  Antes de dar início à oficina, como aquecimento, os participantes foram desafiados a descobrirem a solução de uma versão do famoso jogo Travessia da Ponte, onde o objetivo era atravessar uma família de um lado para o outro.














Com todos aquecidos e prontos para a oficina, os ministrantes deram início a apresentação do jogo MASTERMIND. De início, os bolsistas mostraram como o jogo supracitado é feito. Logo após, foram apresentadas os objetivos e as regras que fazem com que o jogo flua bem.
Foto: Sílvia Portela

Foto: Sílvia Portela

Abaixo, é descrito qual o material necessário para a confecção do jogo e as regras que o regem. Vejamos:

Material necessário
  • Tabuleiro
  • Fichas brancas e pretas
  • Fichas coloridas


Objetivos do jogo
  1. Como desafiante: criar uma SENHA tão difícil que obrigue o oponente, através de numerosas tentativas, decifrá-la. A senha pode ser formada por qualquer combinação de fichas (coloridas).
  2. Como desafiado: descobrir, no menor número de tentativas, as cores e posições em que se encontram as fichas coloridas (a SENHA) escolhidos pelo desafiante.

Tabuleiro

O tabuleiro necessário para este jogo é formado por duas colunas, TENTATIVA e ANÁLISE. Na primeira, o jogador faz a tentativa de descobrir a senha do adversário. Na segunda, o adversário faz a análise do jogador, verificando se ele veio a acertar a senha a ser descoberta. Abaixo vemos uma ilustração do dito tabuleiro.



Regras
2 jogadores por tabuleiro.
Primeiramente a dupla define quem irá começar, pode ser através de par-ou-ímpar, ou por outra forma.
O jogador que iniciar o jogo (Jogador 1) deverá criar uma combinação (senha) de cinco (5) cores entre as oito (8) presentes no jogo e anotá-la em um papel sem que seu colega veja, obedecendo às seguintes regras: não poderá usar as cores branca e preta em sua senha e não poderá também repetir uma mesma cor na combinação.
O segundo jogador (Jogador 2) tentará descobrir qual a senha que seu colega montou. Para isso, deverá proceder da seguinte forma: o Jogador 2 deverá “chutar” uma senha (combinação de cinco cores) e colocar nas 5 primeiras casas do tabuleiro na coluna “Tentativas” e pedirá ao seu colega (Jogador 1) que analise a senha. Este deverá usar as fichas brancas e pretas para dar informações sobre a “possível senha” apresentada, da seguinte maneira:
O Jogador 1 colocará uma ficha branca na primeira casa do tabuleiro na coluna “Análise” se o elemento que estiver na mesma posição na coluna “Tentativas” for um elemento presente em sua senha e na posição correta. Será atribuída uma ficha preta nessa mesma casa se o elemento correspondente pertencer à senha, mas estiver na posição incorreta. E não será atribuída nenhuma ficha caso o elemento não pertença à senha.
E assim segue até que a análise seja feita até a 5ª casa da coluna “Análise”.
Feito isso, o Jogador 2 analisará os dados obtidos e “chutará” uma nova combinação e, da mesma forma, o Jogador 1, obedecendo à correspondência anterior, deverá analisar a segunda “possível senha”.
O Jogador 2 poderá fazer 8 “chutes” para tentar descobrir a combinação, caso não consiga deverá trocar de lugar com o Jogador 1 e dá-se início, então, a um novo jogo.
Ganhará aquele jogador que conseguir descobrir a senha em menos tentativas.


No vídeo abaixo, você pode conferir mais um pouco sobre a oficina MASTERMIND. 
Divirta-se!!!





sábado, 30 de janeiro de 2016

Reunião Mensal- Janeiro

Na tarde de quinta-feira, dia 28 de Janeiro, aconteceu no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) a reunião mensal do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O encontro foi mediado pelo coordenador de área Márcio Nascimento.
Foto: Cleone Neres

Na oportunidade foram tratados diversos assuntos, dentre os quais destacam-se:
 As atividades realizadas nas escolas parceiras durante o mês de Janeiro;  O andamento da produção do vídeo-curso (Gravação de vídeo aulas sobre algum conteúdo da matemática à nível escolar) e do projeto  de desenvolvimento de material didático inovador.
Foram tratados ainda assuntos referente à carga horária, desligamento de bolsistas e sobre as atividades previstas para os próximos meses.
Foto: Cleone Neres



sábado, 23 de janeiro de 2016

Formação Suplementar Presencial

 Na tarde do dia 21 de Janeiro de 2016 ocorreu, no Auditório Central do Campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a décima Formação Presencial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O encontro foi mediado pela Prof.ª Dra. Cleidimar Rodrigues.

Prof.ª Dra. Cleidimar Rodrigues
Foto: Antonio José (AJ)
Na oportunidade, a professora discorreu sobre o tema "Base Nacional Comum Curricular (BNCC)". A mesma apresentou um pouco da sua experiência na área do ensino e mostrou qual a ideia e como funciona o processo de formulação de um currículo comum. A palestrante também fez questão de levantar a importância da participação de todos na formulação desse currículo. Foi deixado claro que não só os especialistas formados na área da educação devem opinar nesta construção, mas sim toda a sociedade, desde os pais, alunos, professores e acadêmicos. Para isso, a professora orientou que os presentes se cadastrassem no site da BNCC e contribuíssem da melhor forma possível para a construção dessa ferramenta que irá reger a educação do nosso país.

 
Página Inicial da BNCC
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio
  
Logo após a palestra, a professora abriu espaço para dúvidas e colocações referentes ao tema. Vale aqui ressaltar que a professora demonstrou grande segurança em suas colocações no que se refere ao tema abordado.
Se você por acaso tiver a curiosidade de saber um pouco mais sobre a BNCC, clique aqui e fique por dentro de tudo que há por trás da Base, as propostas e os objetivos. Aproveite e faça seu cadastro no site e opine.