quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Encontro Pedagógico - E.E.F. Maria do Carmo Carneiro


Na manhã desta quinta, dia 31 de janeiro, as estudantes bolsistas Verônica Tabosa, Suiane Virginia, Vanessa Sousa, Jéssica Ximenes e Camila Vasconcelos  participaram do primeiro encontro pedagógico de 2013 na escola Maria do Carmo Caneiro, junto à professores, coordenadores, direção e demais bolsistas de outros subprojetos do PIBID que atuam nesta escola.



Este encontro teve como objetivo oferecer um momento de interação, companheirismo e interatividade, além de possibilitar a oportunidade de planejar ações para o ano letivo que se inicia. Na ocasião o novo núcleo gestor da escola foi apresentado e incentivou os professores a utilizarem cada vez mais dos recursos educativos e/ou tecnológicos que a escola oferece. Ainda foi informado que as aulas na escola terão início no dia 14 de fevereiro e que até lá serão realizadas atividades de planejamento para esta nova etapa que se inicia.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Semana de Seminários do PIBID de Matemática - 3º dia - parte 2

O quarto e último encontro desta semana aconteceu na tarde do dia 24 de janeiro. A primeira bolsista a se apresentar foi a estudante Joelma Alves Rodrigues que falou sobre o tema: "O ensino, em especial o de Matemática na Austrália". A bolsista destacou que neste país mais de 50% da população é bem qualificada para o mercado de trabalho. Ainda, referente ao ensino de Matemática, apresentou as três vertentes de conteúdos seguidos no país: Número e Algebra; Medição e Geometria; Estatística e Probabilidade.


A segunda apresentação desta tarde foi a do bolsista Pedro Arilson Pinheiro Rodrigues que discutiu o tema: "Diretrizes para o ensino de matemática nos Estados Unidos". Ele destacou a grande variedade de instituições de ensino neste país e a boa qualidade das escolas públicas. O bolsista ainda falou que ao passo que educação em matemática evolui, vem se distanciando cada vez mais das atividades práticas. Por fim criticou a elaboração das diretrizes que regem o ensino, pois estas são elaboradas, muitas vezes, por pesquisadores que nunca enfrentaram a realidade da sala de aula.


A última apresentação desta tarde foi a do bolsista Antônio Ailton de Sousa Carvalho que discutiu o tema: "A Matemática no ensino europeu". Ele criticou a grade preocupação das escolas européias em obdecer ao mercado capitalista que sofrem grandes impactos com o processo de globalização. Ainda falou de problemas no ensino de matemática como a pouca procura de formação nesta área, principalmete de mulheres.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Semana de Seminários do PIBID de Matemática - 3º dia - Parte 1

A primeira apresentação da manhã desta quinta, dia 24 de janeiro, foi a da bolsista Renata Moura da Silva que falou sobre o tema: "O vídeo e a internet como meios de comunicação para a aprendizagem do ensino de Matemática". Ela ressaltou que com o desenvolvimento das tecnologias a escola passou a ter a obrigação de inserir meios de comunicação como o vídeo e a internet em seu cotidiano. A bolsista ainda falou da pouca utilização destes meios no ensino como um todo, principalmente no ensino de matemática onde tais práticas são pouco adotadas principalmente pela falta de adequação dos professores para trabalhar com estes meios.


A segunda bolsista a se apresentar foi a estudante Luana de Sousa Sales que falou sobre o tema: "O ensino de Matemática para crianças com deficiência visual". A bolsista enfatizou seu trabalho em crianças que apresentam deficiência total da visão e mostrou métodos adequados para o ensino de matemática, como o braille e o sorobam, uma espécie de ábaco japonês que pode ser adaptado para cálculos de crianças cegas.


A terceira apresentação da manhã foi a do bolsista Francisco Neto Frota Magalhães que falou a cerca do tema: "Educador matemático versus Matemático". Ele abordou a diferença entre os dois tipos de profissionais. O educador matemático tem o dever de colocar a matemática a serviço da educação, exercendo o papel de mediados, ou seja, proporcionando condições para a construção dos conhecimentos. Por outro lado o matemático tem o objetivo de desenvolver pesquisas sobre temas matemáticos e sobre suas aplicações, suas descobertas, além de outras aplicações, contribuirão para o trabalho do educador matemático em sala de aula.


A quarta apresentação desta manhã foi a da bolsista Maria de Lourdes Estevão da Silva que tratou do tema: " O ensino de Matemática para criançãs com deficiência auditiva". Ela ressaltou a importância da adequação das escolas bem como de seus profissionais para inserirem crianças com deficiciências desse porte. Ainda falou sobre a utilização da linguagem brasileira de sinais, a LIBRAS bem como de jogos e dinâmicas apropriadas que insiram o estudante no ambiente escolar.


 A quinta apresentação desta manhã foi do bolsista Lucas Rodrigues Mesquita que falou sobre o tema: " Por  que estudar Cálculo Diferencial e Integral num curso de formação de professores?". O bolsista destacou que as disciplina de Cálculo permitem explicar muitas das fórmulas matemáticas utilizadas no ensino médio e ainda disse que a população em geral está tão acomodada a não relacionar o conteúdo aprendido em sala de aula com seu cotidiano que acaba por não utilizar o conhecimento de Cálculo mesmo quando este facilitaria o entendimento de muitas situações. Por fim, ressaltou que o Cálculo está presente em todas as etapas da formação de um professor e, portanto, deve-se dar importância a ele.


O bolsista Paulo Ricardo Silva dos Santos falou sobre o tema: "O ensino, em especial o de matemática nos Estados Unidos". O bolsista fez uma breve comparação entre o sistema de ensino dos Estados Unidos e o Sistema de Ensino Brasileiro, enquanto o Brasil segue parâmetros nacionais nos Estados Unidos cada estado possui total autonomia no processo educacional. Por fim, o bolsista apresentou algumas dificuldades apresentadas pelo país na educação matemática.


O último bolsista a se apresentar nessa manhã foi o estudante Willian do Nascimento melo que discutiu a cerca do tema: "As diretrizes do ensino de Matemática no Japão". Ele falou da boa qualidade da educação nesse país principalmente no ensino de Matemática, onde, diferente da realidade de muitos países, os estudantes apresentam boas notas nesta disciplina, o que, segundo especialistas, pode estar ligado a cultura do país. O bolsista ainda destacou uma grande participação da família no processo de educação.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Semana de Seminários do PIBID de matemática - 2º dia

Nesta quarta, dia 23, aconteceu o segundo encontro de apresentações de seminários. A primeira bolsista a apresentar foi a estudante Vanessa de Sousa Melo que falou sobre o tema: "Metodologias específicas para o ensino de Matemática". A bolsista ressaltou a importância de metodologias inovadoras que permitam a utilização de jogos e softwares a fim de auxiliar no processo de aprendizagem da matemática.
 
 
A segunda apresentação foi do bolsista Antônio Jonas Farias que falou sobre o tema: "Por que estudar História da Matemática num curso de formação de professores?". O bolsista ressaltou a importância da disciplina "História da Matemática" no curso de licenciatura bem como a inserção da história nas demais disciplinas do curso. Ainda ressaltou alguns problemas como a falta de livros e professores especializados no assunto.
 
 
 
O terceiro bolsista a se apresentar nesta manhã foi o bolsista Fábio gomes de Lima, ele abordou o tema: "Etnomatemática". Segundo o Bolsista existem muitas definições para este termo, mas pode-se definir Etnomatemática como uma corrente que busca relacionar matemática com o cotidiano do aluno.
 
 
A última apresentação desta manhã foi a da bolsista Verônica de Souza Tabosa que abordou o tema: "Diretrizes para o ensino de Matemática no Brasil". Ela definiu diretrizes como normas obrigatórias para a educação básica que orientam o planejamento curricular das escolas, diferentemente dos PCNs que não são obrigatórios, mas que possuem importantes indicações a serem seguindas no processo de ensino.

Semana de Seminários do PIBID de Matemática - 1º dia

Nesta semana os estudantes bolsistas do subprojeto de Matemática participam de encontros nos quais eles apresentam seminários sobre temas diversos ligados ao ensino de Matemática.

No primeiro encontro, nesta segunda, dia 21, pela manhã, os trabalhos tiveram inicio com a apresentação do cronograma de atividades para o semestre que se inicia, pelo coordenador do subprojeto o professor Márcio Nascimento.


Logo após, iniciando o ciclo de seminários, a estudante bolsista Maria Jéssica Ximenes Sousa falou sobre o tema: "O ensino de Matemática nas séries iniciais". Ela destacou a importância de uma formação adequada em matemática para os professores alfabetizadores, bem como a contextualização do assunto, abordando assuntos de interesse do cotidiano da criança e a utilização de jogos e recursos tecnológicos.


Depois a bolsista Camila Sousa Vasconcelos falou a cerca do tema: "O analfabetismo e o Ensino de Matemática". Ela definiu alfabetização e através de dados de analfabetismo revelou uma grande relação entre educação e desenvolvimento econômico. Ainda destacou o trabalho nas turmas de EJA (Ensino de Jovens e adultos) e a importância da alfabetização matemática para o cotidiano dos alunos. 


No final da manhã a bolsista Suiane Virgínia Pereira Loiola falou sobre o tema: "O ensino de Matemática e as avaliações externas". Ela destacou algumas avaliações externas como: PISA, avaliação internacional; SAEB, Prova Brasil, Provinha Brasil e ENEM, como avaliações nacionais e SPAECE, como avaliação estadual. Ainda apresentou as vantagens e desvantagens destas avaliações e o quanto elas têm modificado o cotidiano das escolas.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Confraternização de Final de Ano - PIBID - Matemática

No dia 13 de dezembro, estudantes bolsistas e coordenador de área do subprojeto de matemática se reuniram no LEMA - Laboratório de Ensino de Matemática - para a confraternização de final de ano. 


Na ocasião cada equipe que vem trabalhando junto nas escolas parceiras organizou uma apresentação para os demais e ainda foi realizado o "Amigo Culto" onde, através de um sorteio feito na hora todos presentearam e receberam livros.


A Confraternização marcou o fim de um importante ciclo do subprojeto.

Formação Pedagógica Geral - PIBID - UVA

No dia 22 de novembro os alunos bolsistas, supervisores e coordenadores de área do PIBID-UVA dos cursos de Matemática, Física, Pedagogia e Química se reuniram pela tarde para a segunda etapa da Formação Pedagógica que vem sendo realizada no projeto.


Neste encontro foi discutido o tema "Planejamento de Ensino Enfoque Globalizador e Complexo" sob mediação da professora Dra. Adriana Campani, com participação da professora Dra. Andrea Astigarraga.


Na primeira parte do encontro foram apontadas questões fundamentais na construção de um planejamento pedagógico e organizadas por ordem de prioridade segundo a opinião do público alvo. logo após a professora mediadora apresentou baseada em suas pesquisas o modelo adequado de planejamento.


Na segunda etapa do trabalho estudantes, supervisores e coordenadores se reuniram em equipes diversificadas e baseados do modelo de plano de aula apresentado pela professora elaboraram e apresentaram seu próprio planejamento partindo de uma questão de significado social na comunidade na qual  os estudantes estão inseridos.

Projeto de Criação de Recursos Didáticos - Balança de Equações

As estudantes bolsistas Camila Sousa Vasconcelos e Verônica de Souza Tabosa produziram o objeto de recurso didático chamado balança de equações que foi utilizado no dia 24 de outubro com os estudantes da turma de 8º ano D da  Escola Maria do Carmo Carneiro, situada no município de Massapê, Ceará.


Foram realizados dois encontros com os estudantes, no primeiro, dia 17 de outubro, trabalhou-se com o  conteúdo de Equações do Primeiro Grau sem fazer uso da Balança, no segundo encontro através da utilização do material os estudantes aprenderam o mesmo conteúdo a partir de uma atividade concreta e dinâmica. Os estudantes foram divididos em equipes e fazendo uso da balança elaboraram e solucionaram equações.


Ainda foi possível perceber que os estudantes se mostraram mais participativos com a utilização da balança de equações o que não aconteceu no primeiro encontro onde o assunto foi trabalhado seguindo o modelo convencional.


Projeto de Criação de Recursos Didáticos - Roletas Matemáticas

As bolsistas Maria Jéssica Ximenes Sousa, Suiane Virginia Pereira loiola e Vanessa Sousa Melo desenvolveram na Escola Maria do Carmo Carneiro atividades nas quais foi utilizado o material didático chamado "roletas matemáticas", este material possibilita o estudo de equações do primeiro grau de uma forma dinâmica e divertida.
 

A atividade consistiu em dois encontros. O primeiro encontro foi realizado no dia 18 de setembro com os estudantes da turma de 8º ano "B", já o segundo encontro foi realizado no dia 24 de setembro com a turma do 8º ano "A".


A utilização do material além de auxiliar no processo de ensino tornou a aula mais interessante, fazendo com que os estudantes se mostrassem entusiasmados no decorrer de toda a atividade.