sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Semana de Seminários do PIBID de Matemática - 3º dia - parte 2

O quarto e último encontro desta semana aconteceu na tarde do dia 24 de janeiro. A primeira bolsista a se apresentar foi a estudante Joelma Alves Rodrigues que falou sobre o tema: "O ensino, em especial o de Matemática na Austrália". A bolsista destacou que neste país mais de 50% da população é bem qualificada para o mercado de trabalho. Ainda, referente ao ensino de Matemática, apresentou as três vertentes de conteúdos seguidos no país: Número e Algebra; Medição e Geometria; Estatística e Probabilidade.


A segunda apresentação desta tarde foi a do bolsista Pedro Arilson Pinheiro Rodrigues que discutiu o tema: "Diretrizes para o ensino de matemática nos Estados Unidos". Ele destacou a grande variedade de instituições de ensino neste país e a boa qualidade das escolas públicas. O bolsista ainda falou que ao passo que educação em matemática evolui, vem se distanciando cada vez mais das atividades práticas. Por fim criticou a elaboração das diretrizes que regem o ensino, pois estas são elaboradas, muitas vezes, por pesquisadores que nunca enfrentaram a realidade da sala de aula.


A última apresentação desta tarde foi a do bolsista Antônio Ailton de Sousa Carvalho que discutiu o tema: "A Matemática no ensino europeu". Ele criticou a grade preocupação das escolas européias em obdecer ao mercado capitalista que sofrem grandes impactos com o processo de globalização. Ainda falou de problemas no ensino de matemática como a pouca procura de formação nesta área, principalmete de mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário