quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Semana de Seminários do PIBID de Matemática - 1º dia

Nesta semana os estudantes bolsistas do subprojeto de Matemática participam de encontros nos quais eles apresentam seminários sobre temas diversos ligados ao ensino de Matemática.

No primeiro encontro, nesta segunda, dia 21, pela manhã, os trabalhos tiveram inicio com a apresentação do cronograma de atividades para o semestre que se inicia, pelo coordenador do subprojeto o professor Márcio Nascimento.


Logo após, iniciando o ciclo de seminários, a estudante bolsista Maria Jéssica Ximenes Sousa falou sobre o tema: "O ensino de Matemática nas séries iniciais". Ela destacou a importância de uma formação adequada em matemática para os professores alfabetizadores, bem como a contextualização do assunto, abordando assuntos de interesse do cotidiano da criança e a utilização de jogos e recursos tecnológicos.


Depois a bolsista Camila Sousa Vasconcelos falou a cerca do tema: "O analfabetismo e o Ensino de Matemática". Ela definiu alfabetização e através de dados de analfabetismo revelou uma grande relação entre educação e desenvolvimento econômico. Ainda destacou o trabalho nas turmas de EJA (Ensino de Jovens e adultos) e a importância da alfabetização matemática para o cotidiano dos alunos. 


No final da manhã a bolsista Suiane Virgínia Pereira Loiola falou sobre o tema: "O ensino de Matemática e as avaliações externas". Ela destacou algumas avaliações externas como: PISA, avaliação internacional; SAEB, Prova Brasil, Provinha Brasil e ENEM, como avaliações nacionais e SPAECE, como avaliação estadual. Ainda apresentou as vantagens e desvantagens destas avaliações e o quanto elas têm modificado o cotidiano das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário