quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Semana de Seminários do PIBID de matemática - 2º dia

Nesta quarta, dia 23, aconteceu o segundo encontro de apresentações de seminários. A primeira bolsista a apresentar foi a estudante Vanessa de Sousa Melo que falou sobre o tema: "Metodologias específicas para o ensino de Matemática". A bolsista ressaltou a importância de metodologias inovadoras que permitam a utilização de jogos e softwares a fim de auxiliar no processo de aprendizagem da matemática.
 
 
A segunda apresentação foi do bolsista Antônio Jonas Farias que falou sobre o tema: "Por que estudar História da Matemática num curso de formação de professores?". O bolsista ressaltou a importância da disciplina "História da Matemática" no curso de licenciatura bem como a inserção da história nas demais disciplinas do curso. Ainda ressaltou alguns problemas como a falta de livros e professores especializados no assunto.
 
 
 
O terceiro bolsista a se apresentar nesta manhã foi o bolsista Fábio gomes de Lima, ele abordou o tema: "Etnomatemática". Segundo o Bolsista existem muitas definições para este termo, mas pode-se definir Etnomatemática como uma corrente que busca relacionar matemática com o cotidiano do aluno.
 
 
A última apresentação desta manhã foi a da bolsista Verônica de Souza Tabosa que abordou o tema: "Diretrizes para o ensino de Matemática no Brasil". Ela definiu diretrizes como normas obrigatórias para a educação básica que orientam o planejamento curricular das escolas, diferentemente dos PCNs que não são obrigatórios, mas que possuem importantes indicações a serem seguindas no processo de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário