quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Semana de Seminários do PIBID de Matemática - 3º dia - Parte 1

A primeira apresentação da manhã desta quinta, dia 24 de janeiro, foi a da bolsista Renata Moura da Silva que falou sobre o tema: "O vídeo e a internet como meios de comunicação para a aprendizagem do ensino de Matemática". Ela ressaltou que com o desenvolvimento das tecnologias a escola passou a ter a obrigação de inserir meios de comunicação como o vídeo e a internet em seu cotidiano. A bolsista ainda falou da pouca utilização destes meios no ensino como um todo, principalmente no ensino de matemática onde tais práticas são pouco adotadas principalmente pela falta de adequação dos professores para trabalhar com estes meios.


A segunda bolsista a se apresentar foi a estudante Luana de Sousa Sales que falou sobre o tema: "O ensino de Matemática para crianças com deficiência visual". A bolsista enfatizou seu trabalho em crianças que apresentam deficiência total da visão e mostrou métodos adequados para o ensino de matemática, como o braille e o sorobam, uma espécie de ábaco japonês que pode ser adaptado para cálculos de crianças cegas.


A terceira apresentação da manhã foi a do bolsista Francisco Neto Frota Magalhães que falou a cerca do tema: "Educador matemático versus Matemático". Ele abordou a diferença entre os dois tipos de profissionais. O educador matemático tem o dever de colocar a matemática a serviço da educação, exercendo o papel de mediados, ou seja, proporcionando condições para a construção dos conhecimentos. Por outro lado o matemático tem o objetivo de desenvolver pesquisas sobre temas matemáticos e sobre suas aplicações, suas descobertas, além de outras aplicações, contribuirão para o trabalho do educador matemático em sala de aula.


A quarta apresentação desta manhã foi a da bolsista Maria de Lourdes Estevão da Silva que tratou do tema: " O ensino de Matemática para criançãs com deficiência auditiva". Ela ressaltou a importância da adequação das escolas bem como de seus profissionais para inserirem crianças com deficiciências desse porte. Ainda falou sobre a utilização da linguagem brasileira de sinais, a LIBRAS bem como de jogos e dinâmicas apropriadas que insiram o estudante no ambiente escolar.


 A quinta apresentação desta manhã foi do bolsista Lucas Rodrigues Mesquita que falou sobre o tema: " Por  que estudar Cálculo Diferencial e Integral num curso de formação de professores?". O bolsista destacou que as disciplina de Cálculo permitem explicar muitas das fórmulas matemáticas utilizadas no ensino médio e ainda disse que a população em geral está tão acomodada a não relacionar o conteúdo aprendido em sala de aula com seu cotidiano que acaba por não utilizar o conhecimento de Cálculo mesmo quando este facilitaria o entendimento de muitas situações. Por fim, ressaltou que o Cálculo está presente em todas as etapas da formação de um professor e, portanto, deve-se dar importância a ele.


O bolsista Paulo Ricardo Silva dos Santos falou sobre o tema: "O ensino, em especial o de matemática nos Estados Unidos". O bolsista fez uma breve comparação entre o sistema de ensino dos Estados Unidos e o Sistema de Ensino Brasileiro, enquanto o Brasil segue parâmetros nacionais nos Estados Unidos cada estado possui total autonomia no processo educacional. Por fim, o bolsista apresentou algumas dificuldades apresentadas pelo país na educação matemática.


O último bolsista a se apresentar nessa manhã foi o estudante Willian do Nascimento melo que discutiu a cerca do tema: "As diretrizes do ensino de Matemática no Japão". Ele falou da boa qualidade da educação nesse país principalmente no ensino de Matemática, onde, diferente da realidade de muitos países, os estudantes apresentam boas notas nesta disciplina, o que, segundo especialistas, pode estar ligado a cultura do país. O bolsista ainda destacou uma grande participação da família no processo de educação.


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