sábado, 1 de março de 2014

Atividades nas Escolas - Projeto "Nutrindo-se com a Matemática"

Nos dias 13 e 14 de fevereiro as bolsistas Camila Sousa e Verônica Tabosa realizaram o projeto "Nutrindo-se com a Matemática" no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota. A atividade foi realizada com os estudantes das turmas 1º C e D da Manhã no turno da tarde e contou com a presença de 10 estudantes.

Estudantes participantes da atividade.
No primeiro encontro os estudantes foram às compras. Na sala de aula foi organizado um pequeno mercantil, com produtos que divergiam com relação à marca ou sabor. Cada produto apresentava uma tarjeta contendo a descrição do produto e seu respectivo preço, em evidência, assim como são apresentados aos consumidores nos mercantis. Os estudantes selecionaram um produto de cada tipo semelhante. Alguns optaram pela compra mais barata e outros pela mais cara, ou seja, a maioria escolheu o produto baseado apenas no sabor, marca ou preço e, a partir daí, deu-se início a discussão acerca da importância de se conhecer também a parte nutricional dos alimentos e novamente os estudantes foram às compras, desta vez observando a tabela nutricional presente nos produtos e optando pelos melhores em termos nutricionais.

Estudantes escolhendo seus produtos.
No segundo encontro falou-se sobre IMC (Índice de Massa Corpórea) e IAC (Índice de Adiposidade Corporal), após isso os estudantes responderam a um questionário contendo questões que abordavam matemática e nutrição. Ao final foi realizada a correção do questionário junto aos estudantes.

Estudante solucionando o questionário.
Foi de significativa importância, tanto para os estudantes, quanto para os bolsistas, relacionar matemática e nutrição, ou seja, matemática e saúde. Os conhecimentos adquiridos através do projeto vão além da sala de aula. Com isso, além de uma formação escolar os estudantes adquiriram uma formação social que pode interferir diretamente em sua qualidade de vida.

Estudantes com sus certificados de participação no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário