Nos dias 17 e 18 de fevereiro foi desenvolvido na escola Ministro Jarbas Passarinho o projeto "A Matemática e a Câmera Fotográfica" pelos bolsistas Luana Sales e Cleone Neres. A atividade foi realizada com 15 estudantes do ensino médio, pela manhã.
Estudantes assistindo à explicação do conteúdo. |
No primeiro encontro foi realizada a explicação do tema com a utilização de slides. Para um melhor entendimento foi levado uma representação de câmara escura confeccionada pelos próprios bolsistas através de uma caixa de papelão. Os estudantes puderam observar como as imagens são formadas nas câmeras fotográficas e com esta experiência pôde-se explicar o conceito de semelhança.
Logo após os bolsistas expuseram algumas regras utilizadas pelos fotógrafos para obterem boas imagens. Foram elas: regra dos terços, regra da espiral ou retângulo dourado e regra dos triângulos dourados.
Estudantes observando a câmara escura confeccionada pelos bolsistas. |
No segundo encontro foi realizada uma breve revisão do assunto estudado no dia anterior e exposto um vídeo que mostrava a história da fotografia e algumas curiosidades sobre o assunto.
Estudante resolvendo o teste avaliativo. |
Por fim foi aplicado um teste avaliativo para constatar a aprendizagem obtida através da aplicação do projeto e a partir deste pôde-se perceber o quão proveitosa foi a atividade. Os estudantes mostraram grande interesse pelo assunto o que acabou por uni-los ainda mais com a disciplina de matemática.
Estudantes que participaram da atividade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário