sexta-feira, 7 de março de 2014

Atividades nas Escolas - Projeto: "A Matemática nas Eleições"

Nos dias 20 e 25 de fevereiro os bolsistas Jonas Farias, Fábio Gomes e Deisiane Linhares desenvolveram na Escola Elza Goersch o projeto intitulado "A Matemática nas Eleições".

Estudantes participando da pesquisa.
No primeiro encontro com os estudantes foi simulada uma pesquisa eleitoral com uma amostra de 125 alunos das três séries do ensino médio do turno da manhã que possui 605 alunos matriculados.
Os alunos selecionados responderam a um questionário que dispunha da seguinte pergunta: "Qual destes seis matemáticos mais contribuiu para a história da matemática na sua opinião?" e como opção para eleger tinham: Isaac Newton, Blaise Pascal, Pitágoras, Bhaskara, Arquimedes e Tales de Mileto.

Estudante respondendo ao questionário.
No segundo encontro parte dos alunos entrevistados foram levados ao laboratório de matemática da escola para a discussão do resultado da pesquisa e apresentação da matemática presente nos processos eleitorais, desde as pesquisas até o sistema eleitoral brasileiro. Ainda neste encontro os alunos calcularam o erro amostral da pesquisa.

Bolsistas explicando o tema.
A atividade revelou um grande interesse por parte dos estudantes em compreender o assunto abordado e uma satisfação em poder ajudar na conclusão do trabalho de pesquisa eleitoral. Ainda, com o desenvolvimento do projeto, ficou evidente que a contextualização dos conceitos matemáticos atrelados a situações conhecidas e vivenciadas pelos alunos colaboram para uma aprendizagem mais significativa.
 
estudantes participando da atividade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário