terça-feira, 21 de maio de 2013

I Ciclo de Reflexões do PIBID - Matemática/ "Por que saber mais que os alunos?"

No dia 02 de Maio aconteceu o terceiro encontro do Ciclo de Reflexões do PIBID - Matemática. Desta vez sob a responsabilidade das bolsistas do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, que apresentaram o tema "Por que saber mais que os alunos?".

As bolsistas Mariane Araújo, Joelma Alves, Lourdes Estevão, Samara Cavalcante e Renata Moura começaram o encontro com a seguinte pergunta: "Ser professor é saber ensinar?" com a apresentação de uma entrevista com o professor Fabius Bonnet que respondeu a este questionamento. A partir daí traçaram o perfil do educador, apontando semelhanças e diferenças entre um professor e um educador.

Ainda ressaltaram a importância de se trabalhar com didáticas adequadas para cada sala de aula e para cada aluno, fazendo sempre uma relação entre o meio cultural no qual os estudantes estão inseridos e as práticas em sala de aula. As bolsistas destacaram a necessidade de avaliações adequadas, da inserção de livros paradidáticos e vídeos educativos, do trabalho com materiais concretos como calculadora, tabuada, régua, compasso, jogos, novas tecnologias entre outras ferramentas.

O encontro concluiu-se com a reflexão de que o professor-educador deve possuir formação (prática e teórica) suficiente para orientar a construção do conhecimento dos estudantes, levando-os a trilhar um caminho adequado para sua formação educacional e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário