quarta-feira, 1 de maio de 2013

Matemática Concreta II - Colégio Dom José Tupinambá da Frota

No Colégio Dom José Tupinambá da Frota foram desenvolvidos os projetos: O ensino de matemática presente na conta de energia elétrica, por Joelma Rodrigues e Neto Frota e Mega-sena: sorte ou probabilidade?, por Maria de Lourdes, Mariane Araújo e Renata Moura.
 
 
O projeto "O ensino de matemática presente na conta de energia elétrica" foi realizado nos dias 21 e 22 de março. O projeto consistiu no ensino de matemática a partir do uso do material concreto conta de energia elétrica e teve como finalidade, além de mostrar aos alunos uma ampla utilidade e importância da matemática no seu dia a dia, explicar através de cálculos de porcentagem, regra de três simples, operações matemáticas e estudos de gráficos, como se calcula o valor da conta mensal que eles recebem, incluindo os tributos.
 
 
O projeto "Mega-sena: sorte ou probabilidade?" se desenvolveu nos dias 26 e 27 de março. Através de simulações do jogo e do conhecimento que os alunos já traziam sobre este, foram abordados conceitos de probabilidade e análise combinatória, para que os estudantes pudessem constatar a pequena chance que possuem de ganhar em tal jogo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário